quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Detido ‘Príncipe da Transilvânia’


A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira um homem de nacionalidade belga, de 38 anos, que se auto intitulava ‘Príncipe da Transilvânia’, por suspeita de vários crimes de burla qualificada, falsificação de duas garantias bancárias no momento de 170 milhões de euros, branqueamento de capitais e de associação criminosa.
O detido já foi presente a tribunal e encontra-se em prisão preventiva.

A operação permitiu ainda constituir arguido um cidadão português e identificar dois cidadãos de nacionalidade espanhola.

A investigação, que remonta a 2006, iniciou-se após denúncia de duas entidades bancárias nacionais, por factos idênticos aos agora praticados, aquando da tentativa de ali serem negociadas duas garantias nos montantes de quinhentos milhões de euros e sessenta mil euros.

No âmbito da mesma investigação, um outro cidadão belga, co-arguido do ‘Príncipe’ tinha sido detido, tendo ficado também em prisão preventiva.

O esquema delineado pelos dois arguidos, de forma a sustentar a emissão das garantias bancárias, passava pela implementação, em Portugal, de uma fábrica de construção aeronáutica, inicialmente em Évora, depois em Arraiolos, Covilhã e finalmente em Ponte-de-Sôr.
correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados