sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O canto de Zaratustra


Ó Homem! Ouve!
Que diz a Meia-noite com a sua voz grave?
«Eu dormia, eu dormia,
Emergia de um sono profundo:
O universo é profundo,
E mais profundo do que o Dia imagina.
Profunda é a sua dor,
Mais profunda ainda é a sua alegria.
A dor diz: “Vai!”
Mas a alegria quer a Eternidade,
Quer a profunda Eternidade!»

(Friedrich Nietzsche, in Assim falava Zaratustra)

No dia em que se cumprem 165 anos do seu nascimento.

6 comentários:

  1. Zaratustra, fundador da religião monoteista Persa.
    Se fosse vivo, Zaratustra veria a sua terra a ferro e fogo, bem diferente do que preconizava a sua filosofia.

    Vou ficar à espera que os habituais comentadores venham falar de Zaratustra.

    ResponderEliminar
  2. Abre os olhos16/10/09, 10:57

    «O número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um vencimento mínimo mensal de 406 euros mensais. Quem tiver um rendimento inferior a 406 euros é pobre», explicou o presidente da REAP, Agostinho Jardim Moreira, citado pela edição online do ‘Diário de Notícias’.

    Segundo a REAP, «os idosos e as crianças e jovens são os grupos etários com maior taxa de risco de pobreza em Portugal», já que a «vulnerabilidade à situação de pobreza» afecta 26% dos idosos e 21% das pessoas com menos de 17 anos.

    Uma situação que tem como principal origem a desigualdade na distribuição da riqueza:

    «Em 2008, 20 por cento da população com maior rendimento recebia aproximadamente 6,1 vezes o rendimento dos 20 por cento da população com o rendimento mais baixo», lê-se num comunicado da REAP.

    Para a Assistência Médica Internacional (AMI), uma das características mais preocupantes do fenómeno é a «nítida tendência para um crescente número de casos de pobreza persistente».

    Em comunicado divulgado no site da instituição, a AMI informa que «em comparação com o primeiro semestre do ano anterior», registou «um aumento de cerca de 10%» do número de pessoas que procuraram o apoio social fornecido pelos seus centros Porta Amiga.

    Preocupante para a associação são «os elevados números de novos casos de pobreza», que «continuaram a subir ao longo do primeiro semestre de 2009».

    (Rede Europeia Anti Pobreza, in A Bola)

    É aqui que estão os problemas. Será que é culpa do Sinogas? Será que têm sido os comunistas a conduzir os destinos do país? foi a CDU que conduziu o país para este buraco?
    Anti comunistas, fico à espera que me venham explicar como o povo chegou a esta condição miseravel. Fico à espera que me venham dizer que o vosso governo corrupto não tem culpa. Fico à espera que me venham dizer que o dinheiro roubado ao povo e dado aos banqueiros ladrões e batoteiros, não podia a reverter em favor dos pobres.
    Ó vitimas dos comedores de criancinhas, fico à espera da vossa resposta sabedora.

    ResponderEliminar
  3. Claro que os governos sempre estiveram virados para os poderosos. Afinal os governantes, são eles próprios da família dos poderosos. Naturalmente que têm de abdicar de algum alimento para manter activos os factores de produção, por forma a aumentar as suas fortunas. Mas nunca mais que estritamente necessário.
    O problema está em fazer o Povo perceber que a solução, está nas suas próprias mãos.

    ResponderEliminar
  4. Quem é o sinogas?...a culpa do que se passa no concelho de Mora é dos sucessivos governos? muito bem, então parece que não fazem falta os que cá têm governado, não é?! Abre os olhos, é lógico que a maior culpa é dos autarcas que têm governado o nosso concelho, embora também a situação actual se deva à crise, o que se passou nos últimos 30 anos é da maior responsabilidade de quem nos tem governado a nível local, não atires areia para os olhos, pois nem todos somos velhotes (sem menosprezo por estes) ou tachistas!

    ResponderEliminar
  5. Ora bem...claro que quem está no poder, nunca pode ficar isento de culpa, quando as coisas não correm bem. Mas é o não necessário fazer uma análise responsável e cuidada para chegar aos verdadeiros níveis de culpa? é ou não preciso concluir sobre as reais possibilidades que existem para resolver os problemas? existem ou não, barreiras que se tornam intransponíveis por acção de poderes em contra mão? que principio vamos usar para concluir que outros fariam melhor? é o não aceitável que em democracia, sejam aqueles em que o Povo confiou, a fazer valer as suas opções e a sua estratégia de governação?.
    E já agora diga-me lá: Acha que a discussão séria destas questões, passa pelo ataque pessoal, pelo achincalhar, pelo denegrir da imagem de uma ou várias pessoas, só por terem ou cor diferente?.
    Até para marcar a diferença, é preciso educação, ponderação e, nunca esquecer que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
    Naturalmente que eu acredito que não se identifica com estes comportamentos. Apenas veio a talhe de foice...

    ResponderEliminar
  6. exactamente por não passar pelos ataques pessoais, prefiro comentar o tipo de política seguida durante décadas neste concelho, espero como Morense que sou, que este candidato seja uma lufada de ar fresco, embora tenha as minhas dúvidas, porque aqui, não se trata de pessoas, a ideologia permanece, não tem existido mudanças de rumo, na minha opinião faria falta, outro partido, com novas ideias, visto o modelo CDU em Mora estar mais que gasto.Não obstante, dou-lhe o beneficio da dúvida, espero que vejam o que se está a passar nos outros concelhos e retirem dai ilacções, que possivelmente até os poderá beneficiar e ao nosso concelho, que é de todos, porque não se devem esquecer que apesar da maioria ter votado CDU, também existem pelos menos 1000 municipes descontentes, acho que isso quererá dizer alguma coisa.

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados